EFT – Emotional Freedom Techniques

EFT - Emotional Freedom Techniques

EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnicas de Libertação Emocional), são uma forma de “acupuntura psicológica”. Usa-se o sistema de meridianos chinês para aliviar a tensão psicológica e a dor fisiológica. A EFT equilibra o sistema de energia com um procedimento de batidas em pontos específicos que se encontram na face e no corpo, reestabelecendo então o equilíbrio do sistema de energia e neutralizando conflitos emocionais, à medida que permite ao corpo retomar suas habilidades curativas naturais. A EFT é segura e fácil de aplicar. Atualmente no Brasil a EFT está cada vez mais sendo procurada em alternativa à psicoterapia convencional.

O EFT opera através do balanceamento energético dos meridianos, descobertos pelos chineses há milhares de anos e utilizados na acupuntura para eliminar sintomas psíquicos e psicossomáticos. Segundo o criador no método, Gary Craig, percebeu-se que, mesmo sem agulhas, se poderia ter o efeito desejado de alívio de sintomas. A técnica traz uma sequência de toques que o próprio paciente aplica em alguns pontos por onde circulam os meridianos.

O EFT é uma técnica prática, onde em algumas sessões se restabelece o equilíbrio do fluxo energético nos meridianos, e o paciente sente o alívio imediato. A fórmula básica do EFT, consiste em dar leves batidas em pontos de energia do nosso corpo, para que seja revisado todo o sistema energético do mesmo. Baseado na tradição milenar da Acupuntura (sem agulhas), com o “Do In”, o EFT – Emotional Freedom Techniques (ou Método Tapping), é um procedimento de leves toques ou batidas (tapping) com os dedos em alguns pontos dos meridianos, com o objetivo de desbloquear e estimular o sistema energético corpo/mente, o que resulta numa abordagem holística que entende o indivíduo como um todo.

Esta técnica tem atraído muitas pessoas, pelo fato de ser extremadamente rápida e eficaz. O EFT incorpora no processo um elemento de identificação e de foco de atenção no problema. A real intenção é envolver o corpo e o pensamento na ação de libertação do bloqueio e da consequente energia acumulada. Este método pode ser aplicado em inúmeras situações pois o corpo e o cérebro registam e guardam os eventos “traumáticos” do mesmo modo – tanto os físicos como os emocionais. A técnica é utilizada com sucesso para resolver assuntos tão diversos como: depressão, dor física, recuperação de lesões ou de cirurgias, fobias, stress, insônia, vícios, medos e angústias e todas as situações emocionais e muito mais.