Auriculoterapia

Auriculoterapia

A Aurículoacupuntura ou Auriculoterapia ou acupuntura auricular é um sistema dentro da Medicina Tradicional Chinesa usado tanto para o diagnóstico energético, como para o tratamento de doenças. Esta técnica é um microssistema que utiliza estímulos em pontos reflexos no pavilhão auricular para tratar desequilíbrios energéticos, promover analgesia, harmonizar as funções dos órgãos e das enfermidades físicas e mentais. É uma técnica cientificamente comprovada e reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que estimula pontos reflexos específicos na região da orelha para aliviar dores e tratar diversos problemas físicos e emocionais. Além disso, é uma terapia que traz inúmeros benefícios quando aliada à estética.

O pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano. Por constituir um microssistema, os estímulos nos pontos auriculares exercem reflexo à nível de sistema nervoso central, fazendo com que o cérebro receba o estímulo e mande uma resposta para a região do corpo estimulada. A terapia pode ser feita com ou sem agulhas, dependendo da necessidade terapêutica do indivíduo.

Geralmente a técnica consiste na aplicação de sementes de mostarda fixadas por esparadrapo (micropore) em regiões específicas da orelha, porém, pode-se utilizar agulhas de acupuntura, agulhas semipermanentes, magnetos, stipers, esferas de ouro, prata, cristal ou outros materiais, além de estímulos elétricos, calor (moxabustão), laser ou outros recursos terapêuticos. O material estimulante pode ser deixado na orelha por alguns dias para continuação do estímulo e efeito terapêutico.

A Aurículoacupuntura pode ser usada em qualquer idade, inclusive crianças e está indicada no tratamento de: • Alívio de dores por torções, contraturas ou distensões musculares; • Problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos; • Problemas hormonais, como obesidade, anorexia ou doenças da tireoide; • Problemas psicológicos, como ansiedade ou depressão; • Hipertensão, dores de cabeça, enxaqueca, vertigens, palpitações e outros. • Permita-se ouvir melhor o seu corpo! Agende sua sessão!