Acupuntura

Acupuntura

A Acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa (MTC). Foi também declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 19 de novembro de 2010.

O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo - chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos" - que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "meridianos chineses" ou "canais de energia", para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras formas de estimulação, estando entre as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos). O leque de opções do acupunturista, entretanto, costuma ser bem mais amplo, podendo-se estimular os acupontos e meridianos com os dedos (do-in), instrumentos específicos semelhantes a um pente de osso ou jade (gua sha), ventosas (ventosaterapia), massagens (tui na) e outras técnicas, como, por exemplo, a sangria.

Com as tecnologias modernas a acupuntura vem agregando recursos como a eletricidade (eletroacupuntura, ryodoraku), estimulação com laser agulhas mais seguras e práticas, cristais stiper ("Stimulation and Permanency" - Estimulação Permanente), esferas banhadas a ouro, prata e novos materiais (substituindo as raras agulhas destes metais) ou estimulação com a sucção de ventosas de vidro, material plástico ou acrílico com válvulas de pressão, ventosas de borracha, porém sempre observando os mesmos princípios da Medicina Tradicional Chinesa.

A acupuntura é uma técnica que pode ser usada para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como por exemplo: • Problemas na boca como dor após extração de dente, gengivite ou faringite; • Doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite; • Doenças oftalmológicas como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças; • Problemas neurológicos como dor de cabeça ou enxaqueca; • Problemas gastrointestinais como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia; • Problemas ortopédicos como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide; • Distúrbios de sono como insônia. • Além destes problemas, a acupuntura pode também ser utilizada no tratamento de doenças e distúrbios emocionais como ansiedade, obesidade, excesso de estresse ou depressão.

Os principais Benefícios da Acupuntura são: Melhora a circulação sanguínea; Fortalecimento do sistema imunológico; Diminuição da necessidade de usar remédios; Prevenção de doenças; Aumento da expectativa de vida; Diminuição dos problemas hormonais; Diminuição dos distúrbios de sono; Diminuição de sintomas da depressão e ansiedade; Suavização de estrias e celulites; Aumento da vitalidade e energia; Promoção do relaxamento; Diminuição do stress; Rejuvenescimento da pele; Auxilio no tratamento contra o fumo, álcool e drogas; Regulação dos batimentos cardíacos. É uma técnica utilizada também como prevenção de inúmeras doenças, e apesar de provocar medo em alguns pacientes devido a utilização de agulhas, é um método seguro, quase indolor (para alguns chega a ser indolor, pois a agulha é muito fina) e com eficácia comprovada. Acupuntura é vida! Agende sua sessão!